Legado de David Ogilvy inspira agência e indústria, diz Musa

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CEO da Ogilvy afirma que cultura do fundador perpetua, ao contrário da personificação de líderes do mercado, que “não dura”

Um dos nomes mais importantes da história da publicidade mundial, também conhecido como o “pai da propaganda”, o legado de David Ogilvy permanece vivo e inspira fortemente até os dias de hoje a cultura da Ogilvy & Mather, agência que fundou há mais de 70 anos. Luiz Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil, founder e chairman da David – criada em 2011 –, pondera que deve ser feita uma separação clara entre a personificação de líderes, que tomou conta um tempo atrás do mercado, e a cultura de fundador.

“A personificação, entendo, é muito mais sobre a presença ou a concentração de uma figura que no dia a dia do trabalho passa a ter ou ditar um trabalho mais autoral, menos colaborativo e menos diverso em todos os sentidos. O que, talvez, tenha sido muito a base do mercado no passado. Onde indivíduos se sobrepunham ao trabalho coletivo, e existia a ‘figura do rain maker’, do ‘criativo’, daquela pessoa que na percepção sozinho fazia o trabalho. Isso, de verdade, ficou para trás, não cabe mais na realidade do trabalho onde diferentes pontos de vista, backgrounds e a diversidade e o coletivo agregam no trabalho como um todo”, analisa ele.

Luiz Fernando Musa: “A cultura perpetua e traz um sentido para a companhia”/Foto: Divulgação

Já o fundador, como David Ogilvy, referência para gerações de publicitários, tem um papel muito mais inspirador no sentido de criar a cultura, servir de inspiração e dar o propósito. “A personificação não dura. Já a cultura perpetua e traz um sentido para a companhia. E inspira, retém, atrai talentos e dá alma. A ausência da cultura simplesmente leva ao fracasso”, avalia Musa.

Musa destaca que o legado de David Ogilvy é muito maior, pois é um legado para a indústria. “Reler e entender David Ogilvy, com as devidas contextualizações, é inspirador até hoje. Veja que na década de 1960, ele já trazia a cultura de fundador e colocava questões fundamentais e relevantes hoje”.

O executivo lembra de algumas frases de David Ogilvy que ainda ressoam forte e são o DNA da cultura da agência, como: “We sell or else”. “Contrate pessoas melhores que você e terá uma empresa de gigantes”. “As melhores ideias não vêm necessariamente da área criativa desta ou daquela pessoa, pode vir do atendimento, do cliente. Encoraje a criatividade em todos. Você necessitará de todas as ideias que poderá ter”. “É o que chamamos hoje do ‘Pervasive Creativity’, por exemplo”, ressalta Musa.

Outras frases emblemáticas são: “Se você tiver a sorte de escrever um bom anúncio, repita-o, até que ele pare de vender”. “Não quero que você diga que meu anúncio foi criativo. Quero que o ache tão interessante, que compre o produto”. “Nunca escreva um anúncio que você não gostaria que sua família lesse. Você não contaria mentiras para a  própria esposa. Não conte para a minha.”

David Ogilvy cunhou frases como: “Contrate pessoas melhores que você e terá uma empresa de gigantes”/Foto: Divulgação

Outro ponto do legado de David Ogilvy vem do conceito Divinamente Descontente. “Trata-se da busca incessável de sermos sempre melhores no dia a dia e nas entregas, os hábitos e características de comunidades criativas, a curiosidade, a alegria, idealismo, intuição, espírito livre, persistência e honestidade brutal ao colocarmos nossa opinião. Enfim, resgatar e viver estes valores adaptados e traduzidos para a realidade e possibilidades atuais da nossa indústria seguem sendo a essência da nossa cultura em ambas as empresas”,  reforça Musa.

Sobre o perfil e as similaridades entre a Ogilvy e a David, Musa fala que obviamente há diferenças, mas também complementaridades entre ambas. “Afinal, a David é parte da Ogilvy, é inspirada também pela cultura do David Ogilvy. Com histórias e desafios diferentes, porém com aprendizados que podemos trocar de lado a lado não só para nossos colaboradores, mas também para nossos clientes”, finaliza.