Divulgado nesta quinta-feira (7), investimento total das 300 agências ficou em R$ 20 bilhões; WMcCann, Publicis e Africa formam o top 3
O Cenp-Meios divulgou o ranking das agências que mais compraram mídia em 2021. O top 5 da lista traz WMcCann, Publicis, Africa, AlmapBBDO e DPZ&T – sendo a Publicis uma das agências que mais subiu na lista, passando do 12º de 2020 para a vice-liderança.
O painel mediu os investimentos em mídia realizados por meio de 300 agências de publicidade de todo o Brasil. O total investido em 2021 ficou em R$ 20 bilhões, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, quando os investimentos apontados pelo Cenp-Meios foram de R$ 14,2 bilhões, com painel de 217 agências. Em 2019, antes da pandemia, de R$ 17,5 bilhões, com dados de 226 agências.
O ranking é formado por dados que chegam ao sistema do Cenp diretamente a partir das informações dos PIs efetivamente executados pelas agências participantes em nome dos seus clientes-anunciantes.
JAN-DEZ/2021POSIÇÃO 2020POSIÇÃO 2021RAZÃO SOCIALUF11MCCANN-ERICKSON PUBLICIDADE LTDA. (WMCCANN)SP122PUBLICIS BRASIL COMUNICACAO LTDA (Publicis Brasil)SP23AFRICA DDB BRASIL PUBLICIDADE LTDA (Africa DDB)SP64ALMAP BBDO PUBLICIDADE E COMUNICACOES LTDA. (Almap BBDO)SP35DPZ&T COMUNICACOES LTDA (DPZ&T)SP136BETC HAVAS AGENCIA DE PUBLICIDADE LTDA. (BETC Havas)SP47VMLY&R BRASIL PROPAGANDA LTDA. (VMLY&R)SP98ARTPLAN COMUNICACAO S.A. (Artplan)RJ79WUNDERMAN THOMPSON COMUNICACAO LTDA. (Wunderman Thompson)SP510LEO BURNETT NEO COMUNICACAO LTDA. (Leo Burnett Tailor Made)SP811OGILVY & MATHER BRASIL COMUNICACAO LTDA. (Ogilvy & Mather Brasil)SP12MIDIA 123 SERVICOS DE PUBLICIDADE VIA INTERNET LTDA (Blinks Essence)SP1013LEW’LARATBWA PUBLICIDADE PROPAGANDA LTDA (Lew’LaraTbwa)SP1114TALENT MARCEL COMUNICACAO E PLANEJAMENTO LTDA. (Talent Marcel)SP1415MULLEN LOWE BRASIL PUBLICIDADE LTDA (Mullen Lowe Brasil)SP1816PROPEG COMUNICACAO S.A. (Propeg Comunicacao)BA17SUNO COMUNICACAO INTEGRADA LTDA. (Suno United Creators)SP2418CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL PUBLICIDADE LTDA. (CP+B Brasil)SP1619DAVID BRASIL COMUNICACAO LTDA. (David)SP1720NOVA SB COMUNICACAO S.A. (Nova/SB)SP2121FCB BRASIL PUBLICIDADE E COMUNICACAO LTDA. (FCB Brasil)SP2822WF/MOTTA COMUNICACAO MARKETING E PUBLICIDADE LTDA (Agencia We)SP3623ENERGY BBDO PUBLICIDADE E COMUNICACOES LTDA. (Energy BBDO)SP2324GREY PUBLICIDADE DO BRASIL LTDA (Grey Publicidade do Brasil)SP25MIRUM DIGITAL DO BRASIL LTDA (Mirum)PR2026WIEDEN + KENNEDY BRASIL COMUNICACAO LTDA (Wieden + Kennedy Brasil Comunicacao)SP2527CALIA|Y2 PROPAGANDA E MARKETING LTDA (Calia Comunicacao)SP2228PPR PROFISSIONAIS DE PUBLICIDADE REUNIDOS S.A. (NBS)SP29*SP2730FBIZ COMUNICACAO LTDA. (Fbiz)SP
Além do valor investido, o sistema tabula meio de comunicação, região e estados nos quais os investimentos foram feitos. Os dados são apresentados em reais e dólares e permitem a apuração do share dos meios, regiões e estados no bolo publicitário, segundo a entidade.
“Aconteceu antes, acontecerá no futuro: sempre que se quer acelerar o fim de uma crise, a publicidade é uma ferramenta indispensável, poderosa e rápida”, afirmou Luiz Lara, presidente do Cenp.
Mídia
No mês passado, o Cenp-Meios revelou que as agências investiram R$ 19,7 bilhões em mídia em 2021, o que representou um aumento de 12,5% em relação a 2019, quando ainda não havia pandemia e o setor chegou a faturar R$ 17,5 bilhões.
Já em 2020, em meio à crise sanitária provocada pela Covid-19, os investimentos ficaram em R$ 14,2 bilhões, com dados de 217 agências – de 2020 para 2021, o aumento foi de 38,7%.