Assinada pela AlmapBBDO, peça publicitária foi publicada nas redes sociais da Volkswagen e mostra o casal em frente ao carro
A Volkswagen lançou o novo Polo com uma campanha protagonizada por um casal gay que está sendo alvo de comentários homofóbicos nas redes sociais da montadora.
A peça publicitária mostra o casal em frente ao carro e com a legenda “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo”, com o intuito de apresentar as evoluções tecnológicas do carro.
A publicação foi feita no dia 6 de maio e, até o momento da publicação desta matéria, conta com mais de 7 mil curtidas e mais de 6 mil comentários. Entre os comentários, é possível ver desde a homofobia escancarada até críticas ao marketing da empresa.
No Twitter, a recepção da campanha foi ainda mais preconceituosa, com usuários fazendo comparações desta peça com campanhas antiga da VW, como a da Kombi, que mostrava duas crianças rodeadas de mulheres, e do Gol, que estampava uma modelo nua nos anos 2000.
Outros casos
A campanha da Volkswagen não foi a primeira a ser alvo de homofobia. No ano passado, por exemplo, o Burger King lançou a campanha ‘Como Explicar?’, que mostra como o tema LGBTQIA+ pode ser mais simples do que parece para as crianças.
Ao longo de todo o filme, os protagonistas da ação – desenvolvida pela David — compartilham a sua visão real sobre a diversidade, sempre acompanhados por seus responsáveis. As perguntas foram feitas por profissionais e as respostas são completamente espontâneas, por meio de uma gravação sem roteiro.
Em 2015, a campanha do Dia dos Namorados d’O Boticário também virou alvo de discursos de ódio. O filme, à época, trazia diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes.
Já em 2019 foi a vez da Natura pela ação chamada ‘Coleção do Amor’, que dizia que ‘no amor cabem todas as cores’. A marca chegou a ser vítima de um boicote fomentado por pessoas homofóbicas nas redes.
O PROPMARK entrou em contato com a Volkswagen, que ainda não se manifestou sobre o caso.